Pluviometria


Redação Web

Iguatu registrou maior nível pluviométrico do Estado. Algumas casas ficaram alagadas na Vila Paraná


Chove em 70 cidades cearenses neste sábado (12)
Segundo a Funceme, áreas de instabilidade que se formam no oceano avançam em direção ao continente
Honório Barbosa
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 74 municípios até 11h48 deste sábado (12). O posto de Iguatu recebeu maior nível pluviométrico, de 82 mm, causando alagamentos em diversos pontos da cidade. Na Vila Paraná, próximo ao Horto Florestal do Ibama e ao Comando do 10º Batalhão Militar, algumas casas foram invadidas pela água.
Crato, com 81 mm, e Aurora, com 79 mm, foram, respectivamente, o segundo e o terceiro município com maior registro de chuvas nesta manhã. Os postos de Fortaleza registraram apenas 5,6 mm das 7h de ontem até as 7h deste sábado.
De acordo com o meteorologista Leandro Valente, "nas últimas 24 horas, as áreas de instabilidade que se formam no oceano avançam em direção ao continente, deixando as condições mais favoráveis para a incidência de chuvas". Contudo, a Zona de Convergência Intertropical, principal causa de chuvas no Ceará, permanece afastada do Estado.
Para este final de semana, a previsão da Funceme é que, neste sábado, ainda ocorram precipitações no centro-norte do Estado, principalmente, entre tarde e noite. No domingo (13), o sinal de chuva é mais fraco, mas a região centro-sul pode receber chuvas isoladas entre a madrugada e a manhã. A segunda-feira pode começar com céu parcialmente nublado e, também, com possibilidade de chuvas isoladas.

DN