A festa em comemoração aos 170 anos de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, teve um ar de polêmica política nesta segunda-feira. Isso porque o bolo tradicional, que é distribuído para a população local, continha uma imagem um tanto inusitada: a foto do deputado Camilo Santana (PT) com os dizeres “O deputado Camilo Santana parabeniza o padre Cícero pelos seus 170 anos”.
O petista negou, através de sua assessoria, que tenha mandado confeccionar o bolo com sua imagem na tentativa de captar algum tipo de benefício eleitoral junto à população de Juazeiro do Norte, durante as festividades dos 170 de nascimento do sacerdote.
No último domingo, quando da realização do certame, duas confeiteiras da cidade apresentaram o doce que foi distribuído à população que participava da festa. Alguns devotos acharam estranho que a imagem de um político estivesse, naquele momento, “enfeitando” um dos bolos produzidos para homenagear o “Padim”.
As fotos ganharam destaque em comentários feitos em emissoras de rádio da cidade e acabaram, também, repercutindo em blogs da região e em redes sociais através da Internet. Alguns internautas, inclusive, chegaram a ridicularizar a imagem e a cobrar uma “postura mais decente” por parte do deputado, que afirmou desconhecer a autoria do bolo.
Segundo ele, o doce teria sido confeccionado por simpatizantes do mandato que ocupa na Assembleia Legislativa do Ceará como forma de reconhecimento às ações que ele vem realizando em defesa do município de Juazeiro do Norte.
Embora tenha dito não saber de onde partiu a ideia da produção do bolo com sua fotografia, o petista disse que se sentia honrado e, até mesmo, comovido pela iniciativa dos seus correligionários. A coordenação do concurso limitou-se a dizer que decidiu acatar o recebimento do bolo por não existirem regras que proibissem a veiculação de imagens nos doces.